29 de janeiro de 2009

A menina que roubava livros



O título é convidativo, e tenho que confessar que já até andei dando alguns livros deste de presente por aí, sem ao menos lê-lo antes, apenas por recomendação da vendedora, mas enfim, o recheio é péssimo. Markus Zusak, escritor australiano, e autor de “A menina que roubava livros” conseguiu fazer o pior livro que eu já li nos últimos tempos, a escrita é dura e você dispersa constantemente. Aliás, digo, ler mesmo, não o fiz, pois o texto é tão ruim que eu empaquei num capitulo logo no inicio e de lá não consegui mais sair. Achei que o problema estava comigo, então, deixei a obra literária de lado e embarquei na aventura de outros dois livros nesse meio tempo. Resolvi tentar lê-lo esta semana novamente e, definitivamente, não consegui. Coincidências à parte, eu encontrei duas leitoras vorazes de boa literatura que tiveram a mesma opinião: uma delas empacou e não conseguiu sair do lugar assim como eu, a outra me disse que pulou vários capítulos, fez leitura dinâmica em outros tantos e ainda teve a coragem de nos dizer que no final o livro consegue até ficar “legalzinho”. Senti-me uma pessoa mais normal... Não consigo entender, de fato como este livro pode ser um best-seller e como o autor foi considerado um 'fenômeno literário' por críticos australianos e norte-americanos. Sem comentários!