19 de abril de 2009

A festa de Abigaiu

Esta é uma das melhores comédias que eu assisti nos últimos tempos, sem sombra de dúvida. O texto, ao que parece simples, não o é: nas entrelinhas o autor, o inglês Mike Leigh, sabiamente demonstra as fragilidades e o realismo da década de 1970. Ela tem um humor negro bastante peculiar e nos faz rir de forma inteligente. Aliás, diga-se de passagem, que muitas vezes numa pequena pausa ou num silêncio traz-nos o riso à tona.

Num condomínio onde está acontecendo a tal festa homônima do título da peça, acontece um simples encontro de vizinhos. Numa despretensiosa rodada de comes e bebes são revelados as personalidades mais inusitadas possíveis, a sensação que temos é que conhecemos todos aqueles personagens de algum lugar em nossas vidas. A anfitriã Beverly está sempre preocupada com seus convidados, e obviamente tentando se mostrar melhor a todos. Lawrence, o marido de Beverly só pensa em trabalho e invariavelmente confronta-se com sua esposa. Ângela é uma personagem caricatural engraçadíssima que diverte o público com seus trejeitos de falar, mesmo sendo humilhada pelo seu marido, é dócil. Susan é a vizinha mais intelectual e sofisticada (a propósito não poderiam ter escolhido a atriz com biótipo perfeito para tal personagem, melhor impossível). E Tony é o tipo grosseirão, casado com Ângela.

Com esse elenco (Ester Laccava, Ana Andreatta, Eduardo Estrela, Fernanda Couto e Marcos Cesana) e o inteligente humor do texto, “A Festa de Abigaiu” pode ser considerada um sucesso de bilheteria, uma vez que fora assistida por mais de 40 mil pessoas. Ao que tudo indica, eles ficam até a semana que vem em cartaz no Teatro Augusta, mas logo, logo deverá aportar em outro teatro de São Paulo. Então, anote e fique ligado, pois esta é daquelas peças que vale muito à pena assistir.