25 de setembro de 2009

O homem do ano


Este filme vale à pena ver por vários motivos: ele é uma adaptação do best seller O matador, de Patrícia Melo e tem uma grande idéia por traz de um maravilhoso roteiro. Sintam só: uma ingênua aposta entre amigos, um assassinato, um herói. E tudo isso no Brasil. Máiquel (sim, assim mesmo que se escreve. Simplesmente irônico!) é um homem comum que se transforma no herói de toda uma cidade. Mas o nosso protagonista é humano, então, um belo dia, comete o seu primeiro erro e é obrigado a rever seu destino. Enquanto isso, ele mostra sua ascensão para ser o homem do ano, daí o nome. Murilo Benício apesar de ter recebido tantas críticas boas sobre o seu papel, para mim, parece-me pasteurizado, mas não tira o mínimo do brilho do filme, pode ter certeza. O porquinho Bill (por conta de Bill Clinton) e a relação de Máiquel com ele é um achado. Tudo de bom!

Prêmios
Festival de cinema Brasileiro de Miami 2003 (EUA) – venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor ator (Murilo Benício).
Festival de Cinema Latino-Americano de Washington (EUA) - venceu nas categorias de melhor filme e melhor ator (Murilo Benício).
Festival de Havana 2003 (Cuba) - venceu na categoria de melhor direção de arte.
Festival Internacional de Cine de Donostia - San Sebastián 2003 (Espanha) - venceu na categoria Menção Especial.
San Francisco International Film Festival 2003 (EUA) - José Henrique Fonseca recebeu o SKYY Prize.