16 de maio de 2010

Trio parada dura: The Front, Adaptation e Sunset Boulevard

Você quer saber como roteirista construiram o personagem: "roteirista”? Então aqui vão três filmes que falam sobre os mesmos.


Em Sunset Boulevard (no Brasil, Crepúsculo dos Deuses - 1950), temos um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão da atriz Norma Desmond.


Já em Adaptation (no Brasil, Adaptação - 2002) um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores tem dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema. O nome dele é Charlie e ele precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda de quebra com seu irmão gêmeo que é literalmente um parasita na vida dele e também sonha em se tornar um roteirista.


E por último em The Front (no Brasil, Testa-de-Ferro por Acaso - 1976), o personagem de Woody Allen emprestar o seu nome aos roteiristas perseguidos pelo macartismo.

O mais engraçado é que nas três histórias os roteiristas são definidos com caráter duvidosos, são tímidos, anti-sociais, fracos, doentes, diria, e mais um par de mazelas que encontramos no decorrer dos acontecimentos. Talvez algo do tipo “se me descrever perfeito, ninguém vai acreditar e não será interessante”. Do ponto de vista criativo são histórias interessantes com uma rica construção de roteiro. E se quiser compará-las, seria ótimo assistí-los um atrás do outro. Então, divirta-se!