17 de março de 2016

Abertura da temporada 2016 do Centro de Música Brasileira


No dia 19 de março, às 20h, acontecerá a abertura da Temporada 2016 do Centro de Música Brasileira (CMB) com os vencedores do Concurso de Interpretação Pianística da Obra de Osvaldo Lacerda. O recital de piano acontece na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Os pianistas Lucas Santos Gonçalves (1º lugar), Lucas Thomazinho (2º lugar) e Isabella Perazzo (3º lugar) interpretarão obras de Carlos Gomes, José Alberto Kaplan, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Villa-LobosO premiado pianista Lucas Gonçalves, de 23 anos, iniciou seus estudos de piano aos sete, na cidade de Cubatão. Vencedor em vários concursos, a convite da professora Luciana Sayure, desde 2014 passou a desenvolver trabalho pedagógico como monitor do curso de bacharelado em piano da USP. Atualmente cursa o último ano do departamento de música da USP, sob orientação dos pianistas Luciana Sayure e Eduardo Monteiro. É pianista/monitor da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo e professor de piano do Instituto Fukuda.


O jovem pianista paulista Lucas Thomazinho nasceu em 1995 e aos nove anos de idade ganhou o primeiro concurso. A partir de então iniciou uma trajetória de destaque, vencendo mais de uma dezena de concursos nacionais, dentre eles o Concurso de Piano do Conservatório Villa-Lobos, o XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro e o II Concurso Jovens Músicos – Música no Museu no RJ. Em 2009, Lucas foi aceito para participar do 40° Festival de inverno de Campos do Jordão, onde trabalhou com grandes pianistas como Michel Dalberto, Cristina Ortiz e Richard Bishop.


Já a talentosa Isabella Perazzo obteve diplomas de Mestrado em Collaborative Piano e Bacharelado em Piano Performance pela University of Utah, e teve como professores mais influentes em sua formação pianística José Alberto Kaplan e José Henrique Martins, na Universidade Federal da Paraíba. Durante seu tempo de residência nos Estados Unidos, Isabella foi pianista da Utah Philharmonia, do University of Utah Wind Ensemble e do New Music Ensemble, em Salt Lake City, onde também atuou como aluna-executante do Gina Bachauer International Piano Festival. Participou como pianista colaboradora da Conferência Internacional de Tuba e Euphonium, no Arizona, e do renomado Ballet West na série Innovations, onde sua execução de peças solo de Schumann e Liszt foi descrita como “impecável” pela Deseret News. Nestes eventos, o Centro de Música Brasileira - CMB visa defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. O evento do dia 19 próximo é gratuito, você não vai perder, vai?