27 de fevereiro de 2018

Experimento Espelho

Foto: Cacá Meirelles

Em "Experimento Espelho", o Núcleo Instável mergulha em uma investigação sobre a alma humana, a imagem, o tempo e as memórias, partindo do conto clássico “O Espelho – Esboço de uma nova teoria da alma humana”, de Machado de Assis. A peça, que contou com a orientação de Luiz Fernando Marques estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade dia 1º de março.
A encenação é estruturada a partir de três planos narrativos. No primeiro, há três jovens montando uma peça e conversando com o público; no segundo, os atores narram a história de Jacobina, o protagonista do conto de Machado de Assis; e, no terceiro, é Jacobina quem narra uma história de seu passado. Para borrar os limites entre esses planos, os atores usam em cena tecnologias obsoletas e atuais, como câmeras, computadores, projetores, iluminação e trilha sonora.
No conto de Machado, diante de um espelho antigo, Jacobina entra em conflito entre o que ele acredita ser e o que os outros dizem a seu respeito, ou seja, são desmanchadas as diferenças entre o ser e a sua imagem. Na montagem, o que se desmancha é a percepção da realidade, do tempo e da ficção. As palavras de um jovem de 2018 se confundem com as do narrador machadiano e com as das próprias personagens.
Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - SP. A temporada vai até o dia 30 de março, todas às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h. Os ingressos são gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão.