23 de maio de 2018

Política da Editora

Foto: Sebá Neto

A peça "Política da Editora", de Eduardo Aleixo, estreia no dia 1º de junho na SP Escola de Teatro Roosevelt, com direção de Cintia Alves. O texto venceu o Concurso Jovens Dramaturgos do Sesc e discute as relações de poder entre o artista e o mercado. 

No texto carregado de ironia, um escritor luta para ter seu livro integrando o catálogo de uma grande editora. Escritor, Editor, Revisora e Tradutora entram em conflito em uma sala de reuniões. Pouco a pouco, são revelados os mecanismos de poder que permeiam as relações entre arte e mercado, convertendo uma obra em fetiche de mercadoria.

Para contar essa história, Cintia Alves buscou referências modernistas. “A ideia que norteia todos os elementos estéticos da peça é provocar um estranhamento, assim como uma dialética do entendimento, não só entre texto e subtexto, mas também entre uma dramaturgia realista e uma encenação expressionista”, conta.  

Escrita em 2015, a peça também recebeu menção honrosa no Programa Nascente da USP e obteve o segundo lugar no Prêmio Martins Pena da União Brasileira de Escritores. “O texto é sobre escrever, publicar e ler. A ideia é inserir o público nessa cadeia produtiva, para que ele se aproprie dela. Terminar de escrever um livro muitas vezes não é o fim, mas o começo da jornada. O percurso da obra de arte até chegar ao público pode ser tão intrigante quanto as trajetórias de Josef K. ou Bartleby”, comenta o autor do espetáculo.   

A peça cumpre temporada até o dia 2 de julho, com sessões às sextas-feiras, aos sábados e às segundas, às 21h; e aos domingos, às 19h. O SP Escola de Teatro fica na Praça Roosevelt, 210 - SP.